1. Supondo que você estivesse administrando um projeto de desenvolvimento de um serviço de Comércio Eletrônico para uma loja de peças automotivas, quais os passos deveriam ser seguidos para que fosse desenvolvido este projeto?
Para construir um Comércio Eletrônico, o primeiro passo é de montar um site. Basicamente se busca um provedor de hospedagem (que garanta o maior tempo disponível no ar), em seguida é preciso fazer o registro do nome da empresa (o nome é fundamental para uma empresa de sucesso) na internet, da hospedagem e da montagem do site. O site deve estar vinculado a um software para poder dar informações instantâneas, como informações de frente (o frete é muito importante, pois dele depende a integridade do produto chegando ao cliente), formas de pagamento (vínculos as operadoras de cartão de crédito assim como boleto bancário), um controle total de usuários, cadastro dos clientes, limite de crédito, cadastro de produtos (assim como todas as informações necessárias), controle de banners, envio de newsletter (principalmente com promoções), estatísticas integrada ao Google, controle total de vendas, relatórios gerenciais, um sistema de imagens e ferramenta de busca.
A Loja virtual de peças automotivas deve ter assessoramento principalmente na área de marketing e finanças.
Para se obter um comércio eletrônico de sucesso deve se investir para que a escolha do produto seja tão ágil quanto à venda, proporcionando rapidez e confiabilidade ao cliente. Se o cliente já tem a facilidade de comprar de casa, porque irá escolher uma loja virtual que demora em abrir as imagens? Ou simplesmente falta informação do produto?
2. Defina comércio eletrônico e negócio eletrônico:
- Comércio eletrônico – ou e-commerce – refere-se ao processo de comercialização ou transferência de produtos, informações e serviços, utilizando-se a rede de computadores, inclusive internet.
O negócio eletrônico – ou e-business – abrange o comércio eletrônico, com a compra e venda de produtos, serviços e informação, bem como o oferecimento de serviços aos clientes, colaboração com parceiros de negócios, condução de e-learning (treinamentos à distância) e processamento de transações eletrônicas internas.
3. Relacione os principais elementos da infra-estrutura do comércio eletrônico:
REDE; Internet; Rede de valor agregado; Rede privada virtual; Conexão de alta velocidade com rede; Software de comércio eletrônico; Software de servidor; Sistema operacional de servidor; Hardware de servidor de internet.
4. Relacione os benefícios do comércio eletrônico para os consumidores:
O comércio eletrônico permite ao cliente pesquisar e comparar preços, sem precisar deslocar-se até uma loja física. Além disso, há websites que fazem o serviço comparativo dos preços de produtos praticados em vários anúncios na rede virtual, trazendo uma maior comodidade ao cliente.
5. Relacione os benefícios do comércio eletrônico para a sociedade:
Os benefícios do comércio eletrônico para a sociedade estão diretamente relacionados ao canal de vendas, a praticidade pela busca de um produto e as informações desse produto, assim como a agilidade em comparar preços de vários sites em apenas um site e a facilidade de pagamento já com o produto entregue na porta de casa.
6. Definições:
Comércio eletrônico B2B (Business –to-Business): Nas transações comerciais, tanto o comprador quanto o vendedor são organizações.
Comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer): Os vendedores são empresas e os compradores são pessoas físicas.
Comércio intra-empresarial B2E (Business-to-Employee): Quando a empresa utiliza o comércio eletrônico internamente para melhorar as operações. Voltadas para o público interno (pessoas) da organização.
7. Relacione as diferentes opções de publicidade na internet:
Banners: são também conhecidos como faixas de propaganda e são anúncios que ficam no topo do site.
Anúncios Laterais: São semelhantes às faixas de publicidade, mas estão dispostos verticalmente ao invés de estarem horizontalmente e, por isso, costumam ser maiores que o banner.
Pop-up e pop-under: Um pop-up é uma janela com anúncio que aparece repentinamente quando o site é acessado. Eles acabam cobrindo o conteúdo do site, fazendo com que o usuário precise fechar ou mover a janela para continuar lendo. Os pop-under aparecem abaixo do conteúdo que se está lendo, gerando menos insatisfação por parte dos usuários.
Anúncios Flutuantes: São anúncios que “flutuam” sobre a página, durando de 5 a 30 segundos. Esses anúncios incomodam os usuários por eles sobreporem o conteúdo de uma parte do site e por vezes bloqueiam as ações do mouse, impedindo a interação e que o anúncio seja fechado.
Anúncios Unicast: O anúncio unicast é um comercial de TV numa janela pop-up, que costuma durar de 10 a 30 segundos.
Anúncios Pull-down: São anúncios em que sua operação varia de acordo com o site. Em alguns deles, o anúncio se expande e preenche boa parte da página quando se passa o cursor do mouse por cima deles. Em outros sites, o anúncio está inicialmente expandido e encolhe automaticamente depois de alguns segundos.
8. Banners:
Descrição: Uma das formas de publicidade mais eficientes e utilizadas na Internet, para promover as vendas via rede virtual. Os banners são muito usados para divulgação de produtos e promoções, como forma de atrair o consumidor e estimular o comércio eletrônico.
9. Discuta as principais limitações do comércio eletrônico. Quais delas tendem a desaparecer? Por quê?
As principais limitações são quanto a impossibilidade ter. produto presente para avaliação, afinal muitas pessoas preferem visualizar o produto e tocá-lo, outra limitação é a de insegurança no transmitir dados pessoais (como número do cartão, endereço, entre outros...), pois a mídia está sempre mostrando a existência de golpes por empresas “fantasmas”, essa última limitação tende a desaparecer, pois há vários recursos já sendo utilizados pelas empresas de comércio eletrônico para transmitir confiabilidade no ato da comercialização, fato que é comprovado pelo aumento no número de clientes que adquirem produtos via internet.
10. Descreva as vantagens de comprar em casa via internet em relação ao processo convencional de compras.
A compra virtual, para o cliente, proporciona comodidade, pois independe do horário convencional do comércio físico, pois a internet mantém-se 24 horas por dia, sete dias por semana, acessível. A facilidade de comparar preços, sem a necessidade de deslocamentos, o detalhamento das informações que os anúncios proporcionam nas páginas da web, como a descrição do produto, preço, prazo e formas de pagamento, prazos de entrega, são fatores que tornam a compra virtual bem mais atrativa, se comparada ao modelo tradicional de comércio físico.
11. Compare as seguintes medidas de eficácia dos anúncios: exibição de anúncios, taxa de número de cliques e compra efetiva. Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?
Exibição de anúncios
Vantagens: a empresa pode escolher o site ao qual quer aparecer; o anúncio é visualizado por clientes que não estão buscando esse produto, até mesmo por quem não o conhecem, mas pode causar impacto caso seja um produto de futuro interesse. Desvantagens: o anúncio pode aparecer em sites sem relação com o produto; links que podem não ser muito confiáveis, dependendo do site que está o seu anúncio.
Taxa de números de Cliques
Vantagens: Comparadores de preços, quase sempre geram vendas, são ótimos meios de divulgação. Desvantagens: são caros, pois cobram por clique.
Compra efetiva
Vantagens: Controle e transparência nas transações realizadas; maior agilidade e facilidade; menores custos de pedidos, pois a internet tornou menos onerosa a interligação entre organização e fornecedores, logo, grande quantidades de papel, telefones, combustível; maior abrangência e menores preços. Desvantagens: problemas de adaptação de alguns colaboradores; o recebimento de alguns produtos ou a prestação de certos serviços nem sempre correspondem aos mesmos negociados na transação eletrônica; a dificuldade de descrição do produto ou serviço a ser adquirido.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário