QUESTÕES:
1.Como um investimento em tecnologia da informação é diferente do investimento em um ativo físico como um caminhão?
R. Um investimento em tecnologia é algo complexo e acompanhado de incertezas. Difente de um investimento em algo tangível, que se pode mensurar com antecedência o retorno do valor imobilizado, um sistema de informação é criado com base em benefícos intangíveis, no intuito de suprir necessidades da empresa. Mas nem sempre os benefícios esperados acontecem, pela dificuldade que as pessoas envolvidas tem para explicar exatamente o que precisam.
2. Explique como o modelo da lata de lixo da TI funciona.
R. O modelo da lata de lixo da TI representa o ambiente de criação, implantação e utilização da TI, bem como os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do projeto. Neste modelo são analisadas as pessoas diretamente ligadas à criação e implementação do sistema, um processo complexo, oneroso e de resultados incertos. A eficácia dos resultados depende do comprometimento dos gestores, equipe de criação e usuários, das informações prestadas e das estratégias corporativas que devem nortear a composição do sistema.
3.O que é o conceito da eficácia da conversão? Como ele afeta o retorno de investimentos em TI?
R. A eficácia da conversão é definida como "a eficácia com a qual os investimentos de TI são convertidos em resultados úteis", segundo Weill. Esta eficácia depende de quatro componentes importantes, sendo eles: o comprometimento da alta administração, a experiência com TI, a satisfação do usuário e a turbulência no ambiente político da empresa. Todo o projeto de TI contém incluso ou paralelo, um projeto de risco, que faz uma previsão das probabilidades de sucesso ou insucesso do investimento.
4. Explique o conceito de valor esperado. Como ele se aplica aos investimentos em TI?
R. Valor esperado é a relação entre o retorno que a empresa espera do investimento em TI e o custo que este terá. De acordo com a probabilidade de sucesso e retorno esperados, variam os valores do investimento. De um modo quantitativo, é a quantia esperada, vezes a probabilidade de realmente recebê-la. É a probabilidade X o Retorno X a Probabilidade de Conversão.
5. Descreva a equação de investimentos em TI. Quais são suas vantagens e limitações?
R. A equação de investimentos em TI se dá por:
Retorno Esperado = Retorno Estimado X P(Retorno) X P(Sucesso de Conversão)
Vantagens: Prever valores próximos de retorno de investimentos, auxílio na tomada de decisão.
Desvantagens: Valores incertos por se tratarem de probabilidades.
Vantagens: Prever valores próximos de retorno de investimentos, auxílio na tomada de decisão.
Desvantagens: Valores incertos por se tratarem de probabilidades.
6. O que é valor presente líquido (VPL)? Como ele é usado nas tomadas de decisão de muitos tipos de investimento?
R. VPL significa o valor do dinheiro no tempo e a probabilidade de um investimento gerar retorno em um determinado período. O cálculo de VPL para tomada de decisões dá subsídios para comparar dois ou mais investimentos, relacionando o custo inicial de cada projeto e os benefícios estimados em determinado prazo, calculados para o valor presente. A comparação entre o custo do investimento, o valor dos custos reduzidos e o valor presente estimado mensura qual o investimento mais atrativo.
7. Como o VPL é aplicado aos investimentos em TI? Quais são seus pressupostos e limitações na avaliação de investimentos em TI?
R. Considera-se os investimentos no tempo presente e os ganhos futuros trazidos para o tempo inicial, a fim de comparar a validade do investimento. Pressupõem-se que as probabilidades acontecerão da forma prevista, sem muitas grandes oscilações na eficácia da conversão. Limita-se a avaliação pelas infomações incertas a partir de probabilidades futuras e não fatos reais.
8. Por que uma firma pode não decidir sobre todos os seus investimentos em TI usando os mesmos critérios para cada um deles?
R. Porque a análise de cada investimento deve levar em consideração os diversos aspectos e as particularidades de cada um. Cada sistema deve ser analisado de acordo com o valor do investimento, relacionado aos benefícios que ele trará para a organização, suas expectativas de retorno do investimento e eficácia de acordo com a finalidade para qual foi criado.
9. Qual é o papel do executivo chefe de informações na escolha dos investimentos em TI?
R. O responsável deve analisar sistematicamente todas as informações que interferem na eficácia do investimento, para direcionar e coordenar a equipe na tomada de decisão sobre o investimento. São as informações combinadas sobre o ambiente interno e externo que contribuirão para que os sistemas de TI correspondam às necessidades de cada empresa.
10. É realista esperar que as firmas executem os tipos de análises descritos neste capítulo?
R. As análises apresentadas são extremamente importantes para dirimir as incertezas que ocorrem na projeção de investimentos em TI. Verificar as probabilidades de retorno do investimento e a eficácia do sistema proporciona maior segurança aos gestores na tomada de decisão em dar início a novos projetos. Pela sua complexidade e intangibilidade, é preciso cercar-se de todas as ferramentas disponíveis para chegar às melhores opções. Contudo, as empresas que buscam acompanhar o mercado e enfrentar a concorrência acirrada devido à crescente evolução das redes virtuais, comércios eletrônicos, sistemas ERP, acabam sendo "obrigadas" pelo contexto a adequar-se aos sistemas de TI, não restando outra alternativa. Desta forma, tão ou mais importante que mensurar os benefícios advindos da implantação de novos sistemas é a necessidade das empresas em manterem-se no mercado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário