1. Estratégia é a definição de como serão melhor utilizados os recursos disponíveis para atingir objetivos. No cenário mercadológico as estratégias são planejadas para que a empresa possa obter um diferencial competitivo em relação ao mercado.
2. As estratégias tem o lado negativo e o lado positivo da sua divulgação em toda a empresa. Positivamente, a informação age de forma a integrar todos os ssetores em busca do objetivo maior da empresa (visão), pois sendo conhecidas por todos com clareza, facilita a participação e o empenho de toda e equipe. A desvantagem da abertura sobre as estratégias da empresa é a possibilidade destas informações ultrapassarem as fronteiras da empresa e serem levadas aos concorrentes, o que pode acarretar em utilização de práticas desleais.
3. Externalidade de rede é abrangência do produto em relação à quantidade de clientes que possa atingir, por exemplo: comércio virtual de livros. Os novos empreeendimentos precisam saber da externalidade de sua rede com antecedência para verificar a viabilidade do seu negócio.
4. Massa crítica denomina-se a quantidade de usuários necessária para tornar o investimento promissor. Muito importante para novos negócios, pois determina para o gestor o ponto ideal de clientes que torna o investimento viável.
5. O Modelo de Cinco Forças de Porter é a maneira de analisar o ambiente na qual a empresa se insere, considerando a concorrência, fornecedores, compradores, produtos substitutos e novos participantes, para traçar as estratégias que conduzirão a empresa de forma competitiva. a Internet e o comércio eletrônico tem grande influência na análise pois abre caminhos para o comercialização de bens e serviços com muita facilidade, servindo de oportunidade a novos empreendimentos e ameaças a tipos tradicionais de comércio.
6. A Internet oportuniza novos empreendimentos pela abrangência e a velocidade com que as informações são repassadas pela rede, oportunizando tais iniciativas, ao mesmo tempo de dificulta determinados negócios que não detém sistemas de informações e de acesso virtual, dificultando sua competitivade perante à concorrência melhor estruturada.
7. Sem tecnologia uma empresa não sobreviveria no mercado atual. Na era da informação, deter conhecimentos e disseminá-los com rapidez, aliados ao aparato tecnológio, é o que faz da organização uma empresa competitiva. É preciso estar conectado às têndencias, aos clientes, à concorrência, ao ambiente externo.
8. As estratégias das organizações estão inseridas na sua estrutura através da rede de informaçoes integradas em todos os setores, cuja tecnologia permite utilizar ferramentas de apoio a tomada de decisão em níveis gerenciais e ao mesmo tempo repassá-las aos níveis operacionais de forma clara e precisa, para que todos entendam o que fazer, como fazer e quando fazer, buscando a unidade na busca dos objetivos comuns.
9. Num sistema de recursos, a renovação e o reinvestimento contínuo é o que poderá trazer vantagem competitiva.
10. O conhecimento é a ferramenta para a saber os caminhos e as estratégias a serem seguidos para o sucesso da empresa.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Veri e Cris, muito bem colocadas as respostas do exercício, principalmente a questão 8 que faz foco na tecnologia como sendo a ferramenta responsável pela disseminação da estratégia nas empresa.
ResponderExcluir